A arte e suas relações com a história, arquitetura, arqueologia, design, educação, filosofia e patrimônio
Aproximações científicas da cor na arte: impressionistas e neoimpressionistas
Por Marcelo Albuquerque
Aponto uma tradição científica da cor na arte como aqueles artistas que, em maior ou menor grau, pesquisam as manifestações da cor com suportes científicos, através da química, física e fisiologia humana, principalmente. Entretanto, a ciência não isenta as obras artísticas da leitura poética ou metafísica, pois, como foi dito anteriormente, as cores na arte também se subordinam às questões sociais e psicológicas. Mesmo que o Impressionismo e o Neoimpressionismo se valham de princípios científicos contemporâneos para entender o fenômeno da cor, a arte impressionista carrega em si uma abrangência poética jamais experimentada na arte ocidental até então.
Claude Monet: A canoa sobre o Epte, c. 1890. Óleo sobre tela. Acervo do MASP-SP. Foto: Marcelo Albuquerque, 2016.
Claude Monet: A canoa sobre o Epte, c. 1890 (detalhe). Óleo sobre tela. Acervo do MASP-SP. Foto: Marcelo Albuquerque, 2016.
Continue a leitura adquirindo o livro ou e-book completo.
Pintor, desenhista, professor e escritor. Professor assistente da UC Expressão Visual, UC Estudos Críticos: história, arte e cultura, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Teoria e História do Design, Desenho de Observação, Plástica e Patrimônio Cultural no Centro Universitário UNA, na graduação de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e no curso tecnólogo de Design de Interiores. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes - UFMG. Especialista em História da Arte pela PUC MG. Especialista em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior. Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes - UFMG. Possui em seu currículo mais de 40 exposições artísticas e 3 livros publicados. É autor do website Arte e Cultura, disponível em: arteculturas.com e do website, disponível em: artealbuquerque.com.
Ver todos posts por Marcelo Albuquerque
2 comentários em “Aproximações científicas da cor na arte: impressionistas e neoimpressionistas”
Boa, Boa noite, Boa impressão, como a que pude imprimir aqui, na minha escrita/tela. Ajudou pacas! Continue!
Boa, Boa noite, Boa impressão, como a que pude imprimir aqui, na minha escrita/tela. Ajudou pacas! Continue!
CurtirCurtir
Maravilhoso, parabéns. Fui na exposição do CCBB e estava tentando lembrar o nome em francês “De la loi du contraste simultané des couleurs”
CurtirCurtir