A arte e suas relações com a história, arquitetura, arqueologia, design, educação, filosofia e patrimônio
Forma urbis
Por Marcelo Albuquerque
A Forma Urbis, também conhecida como “Plano de mármore”, é uma planta da cidade de Roma criada na época da dinastia severiana, entre os anos de 193 a 235 d.C. (ver Dinastia Severiana). Foi concebido entre 203 e 211, sendo instalado no antigo Templo da Paz (ou Fórum da Paz) pelo imperador Vespasiano. As placas foram usadas como revestimento de parede de uma das salas do Templo de Paz.
Templo da Paz, no Fórum Romano. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.
Forma urbis: fragmentos do Templo de Diana Cornificiana e do Templo de Minerva, 203-211 d.C., na colina do Aventino. Museus Capitolinos, Roma. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.
Continue a leitura adquirindo o livro ou e-book completo.
Pintor, desenhista, professor e escritor. Professor assistente da UC Expressão Visual, UC Estudos Críticos: história, arte e cultura, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Teoria e História do Design, Desenho de Observação, Plástica e Patrimônio Cultural no Centro Universitário UNA, na graduação de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e no curso tecnólogo de Design de Interiores. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes - UFMG. Especialista em História da Arte pela PUC MG. Especialista em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior. Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes - UFMG. Possui em seu currículo mais de 40 exposições artísticas e 3 livros publicados. É autor do website Arte e Cultura, disponível em: arteculturas.com e do website, disponível em: artealbuquerque.com.
Ver todos posts por Marcelo Albuquerque