
Por Marcelo Albuquerque
O castrum foi o acampamento, estável ou provisório, de uma unidade do exército romano, como uma legião, em terras distantes. Possuía a forma retangular com muralhas ou palhiçadas com um fosso cavado pelos experientes engenheiros e soldados romanos. O termo castrum pode ser aplicado para obras civis com fins de proteção e para fins militares, em relação aos acampamentos. Conhecidos pelas suas atitudes práticas, os romanos variavam pouco as formas de construção, assegurando um padrão e agilidade em qualquer parte do território. Encontrado o local adequado para estabelecer o castrum, eram erguidas as tendas dos comandantes e tribunos, seguidos dos acampamentos das legiões. Entre as cidades fundadas a partir de um castrum encontram-se Bologna, Brescia, Como, Florença, Turim e Vicenza.

Porta Negra em Tréveris (Trier). Fonte: Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A9veris. Acesso em: 12 set. 2016.

Modelo da fortaleza legionária de Deva na Grã-Bretanha. Fonte: Wikipédia. Disponível em: https://it.wikipedia.org/wiki/Castrum. Acesso em: 12 set. 2016.
Entre as ruas internas de um castrum, estavam as duas mais importantes: a Cardo Maximus e a Decumanus Maximus, que se cruzam no pretório (pertencente ao comandante), conectada aos quatro portões do acampamento. São consideradas também contribuições etruscas na engenharia urbana romana (ver A cidade Etrusca). Havia a possibilidade do cardo maximus e decumanus maximus não se encontrarem no centro da cidade, mas em uma posição mais lateral, como em Pompeia e Turim.
Continue a leitura adquirindo o livro ou e-book completo.