
Por Marcelo Albuquerque
O Templo hexastilo de Antonino e Faustina, na Via Sacra do Fórum Romano, ainda conserva as colunatas e parte de seu entablamento original. Foi transformado na igreja de San Lorenzo in Miranda, por volta do século VII, o que acabou por ajudar a preservá-lo. Acredita-se que São Lorenzo tenha sido martirizado nesse local. O templo foi construído em 141 pelo imperador Antonino Pio e era inicialmente dedicado à sua falecida e deificada esposa, Faustina. Antonino foi deificado depois de morrer em 161, e o templo foi rededicado ao casal por Marco Aurélio. A igreja foi reconstruída no estilo barroco em 1602, com projeto de Orazio Torriani, ocupando a cella do templo.

Templo de Antonino e Faustina, Roma. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.
Continue a leitura adquirindo o livro ou e-book completo.
Marcelo, muito informativo seu texto.
Tenho uma trabalho da faculdade,sobre esse templo de antonino e Faustina. Voce poderia, me indicar material de pesquisa( livros, artigos etc ).
Desde já agradeço
CurtirCurtir
Olá Talia, você pode obter muitas informações no livro Roma Antiga: para artistas, arquitetos e viajantes, no link: https://arteculturas.com/2017/02/15/material-exclusivo/. Obrigado e volte sempre!
CurtirCurtir