
Por Marcelo Albuquerque
Denomina-se fórum o centro administrativo das cidades romanas, grandes ou pequenas, que possuíam em sua extensão os principais edifícios públicos administrativos, religiosos, comerciais e sociais. Na cidade planejada romana, as principais vias, chamadas de cardus maximus e decumanus maximus, se cruzavam nos fóruns, geralmente. Como Roma não foi uma cidade planejada e fundada em um único momento, ela não possui o cardus maximus e decumanus maximus em seu fórum principal[1]. Remetem às ágoras e acrópoles gregas, diante de suas funções, e antecedem as piazzas da Itália medieval (Siena, Florença, etc.).

Fórum Romano. A partir da pintura O Martírio de Santa Inês, de Joseph Désiré Court, 1864. Óleo sobre tela, 498 x 812 cm. Marcelo Albuquerque, 2017.
O Fórum Romano, coração da república e do império, era formado pela junção de outros fóruns que eram acrescentados pelos sucessivos imperadores. Os principais fóruns de Roma eram o Fórum Romano Republicano, Fórum de Júlio, Fórum de Augusto, Fórum de Nerva e o Fórum de Trajano. Recebiam desfiles triunfais e eram cenário de festas religiosas, profecias e discursos políticos e judiciais. Historicamente, era o ponto de encontro da comitia curiata, grupo composto pelos homens adultos de Roma, que se reuniam e formavam uma assembleia onde as diferentes divisões eleitorais republicanas votavam. Atrás fica o Senado e a Cúria.

Fórum Romano. Fonte: Google Earth, 2017.
O desenvolvimento da cidade de Roma é marcado por grandes obras de engenharia. A Cloaca Maxima antecipou os esgotos modernos, promovendo a evacuação nas ruas e drenagem dos pântanos entre as colinas de Roma, local do Fórum Romano. Templos da deusa da febre, em Roma, indicavam a gravidade das doenças contagiosas. Essa grande obra data dos tempos do rei Tarquínio Prisco, que também foi responsável pelo início da edificação do templo de Jupiter Optimus Maximus, no Capitolino, e do Circus Maximus, no vale entre o Palatino e o Aventino.


Cloaca Maxima, no Fórum Boário, Velabro. Roma. Fotos: Marcelo Albuquerque, 2019.

Fórum Romano ao cair da noite. Destaque para o pórtico iluminado do Templo de Saturno, no primeiro plano. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

Fórum Romano. Destaque para o pórtico do Templo de Castor e Polux, no primeiro plano, as fundações do Palatino à direita, e o Arco de Tito, à esquerda. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.
As basílicas compõem as principais estruturas dos fóruns. Funcionavam como tribunais de justiça, bibliotecas e locais de reuniões do Estado. Será, futuramente, a estrutura adotada pelo catolicismo como local do culto cristão. Mais adiante veremos com maiores detalhes as basílicas romanas e sua persistência na arquitetura, da Idade Média aos dias de hoje.

Fórum Romano. Fundações da Basílica Julia. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.
Continue a leitura adquirindo o livro ou e-book completo.
These content are genuinely amazing and that i regularly go them on to my college students who are facing/struggling with exams and study competencies – they hear you in a way they really do not to me!
http://www.inaciobento.com/the-categories-of-essays-that-you-could-procure/
CurtirCurtir